Não é difícil retratar o que imaginamos quando ouvimos falar sobre letramento digital. Basicamente, o conceito de letramento que existe no ambiente escolar já é presente na educação brasileira desde 1980. Porém, só após a chegada de novas tecnologias que foi aplicada no mundo digital. Letramento tem a ver com o processo de alfabetização plena, ou a decodificação e interpretação de certa linguagem.

Por isso, letramento digital é esse mesmo processo, mas dentro do universo tecnológico, juntamente com a capacitação em compreender mensagens desse meio. Um conjunto de competências que garante à pessoa uma compreensão e uma habilidade dentro do ambiente digital.

Neste artigo, pontuamos algumas questões imprescindíveis para você saber um pouco mais sobre letramento digital e como ele tem sido feito com a ajuda do streaming. Saiba mais!

O que é letramento digital

Um novo conceito que faz parte do nosso cotidiano e se origina na cultura digital. O letramento digital é basicamente a habilidade e capacitação de compreender e ter conhecimento no meio digital e pode ser utilizado na aprendizagem.

Letramento vai além de decodificar. Por isso, na introdução deste artigo, falamos sobre alfabetização plena, pois existem os analfabetos funcionais. Ou seja, aqueles que sabem ler, mas não compreendem de forma satisfatória a linguagem. 

Isso porque a pessoa letrada entende as mensagens em seus contextos. Assim, o letramento digital é a capacidade de ler o mundo no ambiente digital. Importante ressaltar que nos ambientes virtuais a mensagem usa mais recursos do que apenas palavras. Envolve símbolos, imagens, códigos verbais e não verbais. 

Por exemplo, em um computador, existem diversas possibilidades para explorar, desde comunicação digital às funcionalidades de software e diversas outras coisas que vão te possibilitar se adequar àquela linguagem tecnológica e logo ter um domínio, de fato como se você estivesse aprendendo a ler e escrever, porém, naquela linguagem digital específica. 

Para alunos de escola e cursos, ter essa proximidade com o letramento digital pode torná-los ainda mais preparados para todas as mudanças constantes do mercado e das tecnologias. Além disso, já existem diversas plataformas de ensino on-line que exigem dos estudantes um conhecimento e uma habilidade diferente para lidar com aquele recurso. 

Na prática, os professores vão usar recursos digitais no processo pedagógico. Pode envolver tanto plataformas de ensino quanto os dispositivos e mídias a que o aluno já tem acesso. Uma grande vantagem de ter um ambiente digital de ensino profissional é que lá é possível ter acesso a diversas ferramentas parecidas com o que o estudante vê no dia a dia. 

Porque implementar letramento digital

Trazendo essa inovação para o seu meio de ensino, você abre espaço para que seus estudantes tenham ainda mais domínio e saiam da instituição mais preparados para a vida. Esse é só um dos diversos benefícios que o letramento digital traz, fora que a sua instituição, ficará ainda mais reconhecida no mercado por ser inovadora. Ou seja, além de contribuir com essa educação do futuro, você também se destaca entre os concorrentes.

Além disso, as novas gerações são chamadas de nativos digitais. Dessa forma, incorporar o letramento digital é caminhar lado a lado com os alunos. Ser apoio para que eles interpretem esse mundo tecnológico com ainda mais conhecimento vai fazer diferença na vida deles. 

Para as pessoas que não têm habilidade com o ambiente digital também é importante pensar no letramento digital. Ao incluir práticas alinhadas a esse conceito, esses alunos se atualizam e ganham mais autonomia já que eles entenderão o mundo melhor, já que, agora, o digital está em tudo. Porém, aqui o ensino da linguagem on-line será realizada de outra maneira. Enquanto os nativos digitais já sabem operar os sistemas, as gerações mais velhas terão que aprender mais coisas, para eles não é tão intuitivo. 

Por isso, qual o perfil do seu público, de acordo com o tipo de ensino, modalidade de cursos e outros. Sem pressa, você pode adaptar-se ao seu tempo e condições. Mas saiba que letramento digital está próximo do nosso cotidiano e promete se destacar ainda mais com as mudanças do mundo. 

Quais recursos necessários para começar 

O letramento digital integrado ao currículo escolar é proposto pelo Centro de Inovação para e Educação Brasileira (CIEB) e está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Portanto, a ideia é apresentar atividades que façam uso dos recursos digitais, desenvolvendo habilidades, mas tudo de acordo com a modalidade ou etapa da educação. 

Você pode começar a implementar de forma simples e ir se adaptando às novidades de acordo com o desenvolvimento dos estudantes. Uma boa ideia para começar é reconhecer quais mídias seus alunos têm acesso atualmente para poder apresentar novas plataformas mais adiante.

Outra ideia é fazer um bom planejamento de atividades e fazer com que os alunos sintam-se à vontade para criar, mudar, questionar. Logo, você também poderá apresentar uma diversidade de gêneros digitais nessas atividades, assim, com o passar do tempo, esses alunos terão ainda mais domínio para testar suas capacidades digitais em outros meios. 

EAD e letramento digital: conexões

Há uma clara conexão entre o ensino à distância e o letramento digital. Até porque, o EAD exige o conhecimento e domínio sobre diversas ferramentas para que as aulas possam ter o melhor aproveitamento possível. Portanto, para falar de EAD devemos inserir a importância do conceito do letramento digital, principalmente nos dias atuais nos quais esse método de ensino tem sido alternativa para muitas pessoas. 

Numa plataforma de EAD, por exemplo, existem várias ferramentas de streaming, que possibilitam o contato imediato e ao vivo entre professores e alunos. Também há fóruns, chats e outros recursos. Por isso, mais uma vez, o letramento digital se faz necessário para esse meio, fazendo com que alunos e professores tenham mais habilidade e conhecimento sobre essa cultura digital. 

Ou seja, além do letramento digital ser extremamente importante nessa construção de uma educação que pensa no futuro e na tecnologia, ela é muito útil nos dias atuais se tratando da modalidade de ensino à distância.

Leave a comment