O ensino remoto está em alta, é importante falar sobre os momentos de pausa para dar uma respirada, a famosa hora do café ou intervalo. Mas seria possível fazer uma hora do café na plataforma EAD? Nós garantimos que sim. Afinal, assim como se estivéssemos num ambiente físico, esses momentos são extremamente necessários para repor as energias e voltar para a aula mais revigorado. Nós vamos te mostrar que tem como fazer confraternização ainda que seja por ensino remoto. 

Uma coisa que tem sido muito comum durante reuniões on-line é a fadiga e o estresse causados pelo excesso de videoconferências. Uma pesquisa feita pela Microsoft apontou resultados que confirmaram esses sentimentos entre os trabalhadores em home office. Ainda que os estudantes fiquem menos tempo, eles também podem sentir o mesmo tipo de exaustão. Afinal, estar trabalhando ou estudando em casa tem seus desafios e seu lado cansativo do mesmo jeito. Se não pararmos um pouco para um intervalo, estamos sujeitos a sobrecarregar ainda mais a mente, causando indisposição.

A rotina, por mais que não pareça, é cansativa e tem sido uma novidade para muitas pessoas desde o início da pandemia. Por isso, hoje vamos falar sobre como criar um momento de confraternização no ensino à distância. 

Esclareça com a turma 

Para que isso funcione, é necessário esclarecer com a turma que esses momentos precisam acontecer. Talvez até os próprios alunos se sintam apreensivos com a situação, por isso, esclareça que esses momentos de distração e a hora do café são bem-vindos para que as coisas fiquem mais parecidas com o normal. 

Crie momentos bons para que você e a sua turma compartilhem ideias, joguem conversa fora e possam fazer um intervalo sem pressão, como se realmente estivessem na instituição de ensino. Afinal, o momento de isolamento social precisa dessas confraternizações mesmo que de forma virtual, assim podemos nos adaptar da melhor forma neste período. 

Existem várias datas para se fazer confraternizações. E as de final de ano são as favoritas entre as turmas de escola e trabalho. Mas ainda que de forma on-line, dá pra se programar e fazer acontecer. 

Hora do café no ensino remoto

Falando sobre os intervalos diários do ensino remoto, é necessário ressaltar o quanto realizar essas pausas são importantes para o descanso da mente. Geralmente, os próprios professores fazem esse intervalo para que todos possam tomar um café, checar o celular e fazer um pequeno descanso antes de retornar às aulas. 

Mas saiba que esse intervalo pode ser feito em conjunto. Nas próprias videoaulas, é possível organizar um período de descanso para que alunos conversem entre si juntamente com os professores. Como se fosse o corredor da escola ou da faculdade. Manter esses contatos é muito importante para o bem-estar e para melhorar a integração entre os envolvidos. 

Não precisa ser todos os dias. Por exemplo, você e sua turma podem tirar as sextas-feiras para fazer a hora do café on-line. Já que todos se veem e se comunicam durante as aulas mesmo, tirar um tempinho da sexta para confraternizar com os colegas pode ser uma ótima maneira de sair da mesmice. Dessa forma, você enxerga mais possibilidades de comunicação e interação pessoal, coisas que acabam fazendo falta neste período de distanciamento. 

Converse com a sua turma e veja o que acham da ideia. Com certeza, será uma boa forma de reaproximação e mais contato, quebrando um pouco do distanciamento causado pela pandemia. Recursos para isso nós temos. Com plataformas EAD completas como da JMV, você tem todas as ferramentas para suas aulas on-line e inclusive para realizar confraternizações. 

Confraternização de final de ano on-line

Tudo o que a gente mais espera no final do ano são as confraternizações tradicionais que fazem parte da nossa cultura. Amigo secreto na empresa, na família, na escola ou na faculdade. Ou até mesmo uma festinha simples com todos, para fechar o ano com chave de ouro. Mas, infelizmente, esse ano, muitas confraternizações tiveram que ser canceladas. Principalmente das escolas e faculdades que, na maioria dos casos, só estão funcionando à distância.

Mas já que temos a ideia da hora do café na plataforma EAD, porque não ter a confraternização de final de ano no ensino remoto também? Mesmo que de forma mais simples, é possível organizar uma reunião on-line com os colegas e debater as famosas conversas típicas de final de ano.

Usando a criatividade, é possível aproveitar as ferramentas da plataforma EAD para fazer com que esses momentos aconteçam e não passem em branco. Apenas para que fique registrado que, ainda em tempos de isolamento social, tem como manter a comunicação com os amigos e fazer com que as confraternizações aconteçam, mesmo que de uma forma diferente. 

Se você já tem uma plataforma EAD própria da sua turma, aproveite as possibilidades para reunir com os colegas e permitir momentos de distração e diversão. Afinal, com o ano letivo acabando, nada melhor do que buscar por momentos que desestressam e nos preparam para as férias. 

Criando um espaço descontraído no ensino remoto 

Seja na hora do café ou nas confraternizações de fim de ano, é possível criar um espaço mais descontraído na plataforma EAD. Assim, a turma pode escolher um dia para afrouxar o dress code, usando roupas e camisetas divertidas, combinar até mesmo de aparecer com fantasias vale. 

Ainda que as aulas estejam feitas de forma virtual, professores e alunos precisam ter momentos de descanso e intervalo. Mas é importante colocar a ideia da hora do café e das confraternizações em prática. Assim, vocês aproveitam o ambiente da plataforma EAD e realizam momentos que estariam acontecendo nos espaços presenciais. Alguém pode tocar um instrumento, realizar uma breve apresentação e podem acontecer dinâmicas.  

Por causa das tecnologias e de uma plataforma EAD cheia de recursos, as aulas estão tendo continuidade com muito aproveitamento. Então, aproveitar a plataforma para realizar esses eventos fazem parte da adaptação das possibilidades atuais. Leve a ideia para sua turma e não deixe que os momentos descontraídos fiquem de lado. 

Assim como as aulas são importantes, esses momentos também são fundamentais para o convívio e o bem-estar.

Leave a comment